Jo&Rafa + Bibi&Kiki

Sobre o projeto

Bibi&Kiki, duo de violoncelos que se divide entre Dinamarca e Brasil, convida Joana Queiroz, clarinetista, e Rafael Martini, pianista, ambos compositores, para desenvolverem juntos um trabalho em quarteto. Com apoio da Fundação Dinamarquesa Statens Kunstfond, o grupo passa uma semana em Paraty Mirim, onde Joana, Bibi e Kiki moram grande parte do tempo, desenvolvendo arranjos e composições para as diferentes possibilidades de formação entre os quatro.

Entre solos, duos, trios e quarteto, utilizando também clarone, violão e vozes, o grupo chega a uma sonoridade singular, misturando influências da música de concerto com música instrumental brasileira, improvisação e a canção, em um repertório praticamente todo autoral.


Bibi & Kiki

Bibi&Kiki é um duo de violoncelistas sediado em Paraty (Brasil) e Aarhus (Dinamarca), formado pelas irmãs gêmeas Rebecca e Gabriella de Carvalho e Silva Fuglsig, musicistas metade dinamarquesas e metade brasileiras. A partir dessa vivência entre dois países, o duo desenvolve um trabalho no campo da música erudita, incorporando sonoridades nórdicas e ritmos brasileiros em uma proposta artística singular.

Integrantes do Ensemble Hermes, Rebecca e Gabriella exploram o violoncelo como instrumento de diálogo entre diferentes tradições musicais, unindo rigor técnico, pesquisa tímbrica e expressividade rítmica. O trabalho do Bibi&Kiki transita entre a música de câmara contemporânea e referências culturais diversas, criando paisagens sonoras que refletem suas origens e a circulação entre a Europa e o Brasil.

Atualmente, o duo atua em projetos camerísticos e colaborações artísticas, levando ao palco uma proposta que une tradição, experimentação e identidade cultural.


Joana Queiroz e Rafael Martini

Joana Queiroz, clarinetista e compositora do Rio de Janeiro, e Rafael Martini, pianista e compositor de Belo Horizonte, são parceiros musicais de longa data. Participantes dos trabalhos autorais um do outro, juntos já gravaram os CDs “Motivo” e “Suite Onírica”, de Rafael Martini, e “Boa Noite pra Falar com o Mar”, de Joana Queiroz, além do disco “Gesto”, em trio com o guitarrista Bernardo Ramos para o selo japonês Spiral.

Integraram juntos também o quarteto “Associação Livre” e, com todos estes trabalhos, somam dezenas de shows pelo Brasil e exterior. Ambos concebem uma música onde não haja barreiras entre a canção e a música instrumental, ou entre a música popular e a chamada “de concerto”, explorando a versatilidade de ambos como instrumentistas, arranjadores, improvisadores e cantores.

O show do duo alterna composições instrumentais e canções de ambos, algumas feitas pela dupla em parceria, como “Territórios de Invenção” e “Iguazu”, que conta com letra da cantora e compositora Silvia Iriondo.