Joana Queiroz
Quarteto/ Quinteto
Sobre o projeto
Joana Queiroz Quarteto (SP)
Neste show, Joana Queiroz apresenta suas composições ao lado da pianista Aline Falcão, da baixista Vanessa Ferreira e do baterista Serginho Machado, em uma sonoridade que remete aos seus primeiros discos, “Uma Maneira de Dizer” e “Boa Noite pra Falar com o Mar”. O repertório reúne composições mais antigas e novas peças escritas especialmente para o quarteto.
Além das obras autorais de Joana, o repertório inclui composições de dois importantes clarinetistas brasileiros, Paulo Moura e K-Ximbinho, além de uma peça escrita para o quarteto pelo baterista do grupo, Sergio Machado, em homenagem a Milton Nascimento.
Além de revisitar sonoridades acústicas, o show conta com processamentos eletrônicos, criação de paisagens sonoras e momentos de improvisação livre. Com este quarteto, Joana participou do projeto Sesc Instrumental e de diversos festivais.
Joana Queiroz Quinteto (RJ – BA)
Esta nova formação foi criada especialmente para se apresentar no Festival Jazz no Capão, na Chapada Diamantina, em 2025. A experiência deu tão certo que surgiu o desejo de continuidade, considerando também o fato de que a artista, atualmente residente em Paraty, retoma uma conexão maior com o Rio de Janeiro após alguns anos em São Paulo.
Neste projeto, a clarinetista se une a parceiros de longa data: o baixista Bruno Aguilar, com quem toca desde a Itiberê Orquestra Família e com quem gravou seus primeiros discos; o pandeirista Sergio Krakowski, músico de linguagem singular e extremamente versátil; o inventivo tecladista Antonio Fischer-Band, com timbres e caminhos inovadores; e o criativo baterista soteropolitano Marcus Santos.
Com um repertório 100% autoral, às composições instrumentais de Joana somam-se agora também algumas canções, que serão objeto de seu próximo álbum, atualmente em processo de criação.